Paquimetria Ultrassônica: Preço, indicações, como é feito

A Paquimetria Ultrassônica é indicada para medir a espessura da córnea, é um exame indolor, de rápida execução e não altera a visão. Utilizado em casos de glaucoma, ceratocone, cirurgia refrativa, transplante de córnea, edema de córnea e várias outras doenças que podem ocasionar alteração na espessura corneana. O equipamento mede em um instante 25 vezes a espessura da córnea, calculando a média e o desvio-padrão destas medidas.

A Paquimetria é realizada em pacientes que farão cirurgia para correção da miopia, astigmatismo e hipermetropia, e nos casos em que haja suspeita ou alteração já confirmada da córnea.

Paquimetria Ultrassônica - Preço

Entenda mais sobre o exame

A espessura da córnea é medida em micrómetros (microns, micra ou µ). Um mícron equivale à milésima parte do milímetro. Na paquimetria os resultados serão normais se a espessura da córnea estiver dentro de determinados valores. No exame de paquimetria corneana os valores normais (espessura central de uma córnea normal) devem situar-se entre os 470 micrómetros e os 550 micrómetros. Abaixo destes valores a córnea é considerada fina, e é necessário diferenciar algumas alterações que podem causar o afinamento da córnea. Acima destes valores limite, a córnea é considerada espessa. Nestes casos, deve-se encontrar a causa deste valor aumentado da espessura corneana.

Na paquimetria ocular é utilizado um paquímetro que é o equipamento ou dispositivo médico utilizado para medir a espessura da córnea. A paquimetria pode ser realizada apenas num olho (esquerdo ou direito) ou, então, pode ser realizada em ambos os olhos (paquimetria bilateral).

Paquimetria Ultrassônica - Preço

Como é realizada

A Paquimetria pode ser feita utilizando ultrassom ou luz, chamada de paquimetria óptica. Os instrumentos mais precisos utilizam o ultrassom. Este método utiliza um feixe focalizado de ultrassom para medir a espessura da córnea. O aparelho mede em um instante 25 vezes a espessura, calculando a média e o desvio-padrão destas medidas, para isto é utilizado apenas uma gota de colírio anestésico. Pode ser realizado na área central (mais utilizado), paracentral ou na periferia da córnea, fornecendo medidas em micras. Em casos de afinamento corneal localizado, pode-se medir um ponto isolado.

É totalmente indolor e geralmente não precisa de acompanhantes. Pacientes portadores de lentes de contato devem interromper seu uso cinco dias antes do exame.

Para crianças com baixa colaboração e portadores de deficiências especiais, esse exame pode ser realizado sob narcose.

Paquimetria Ultrassônica – Preço

O exame custa em média R$ 360,00, o valor pode variar de acordo com a clínica e região.

Votar

Comentários