Papanicolau: Preço, como é feito, onde fazer

O teste de Papanicolau é um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero.

Além do câncer de colo do útero e de suas lesões, o exame ajuda a diagnosticar infecções vaginais como Gardnerella vaginalis, Tricomoníase e candidíase. “Como a coleta do exame envolve exame genital, também é possível perceber doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, condilomatose, clamídia e cancroide.

O exame é indicado para mulheres entre 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual. No entanto a ginecologista afirma que não há uma idade certa. Assim que inicia a sua vida sexual, a mulher já deve começar a realizar a citologia. O vírus HPV só pode ser transmitido ao colo uterino por relação sexual e é este o principal causador de câncer de colo do útero.

Papanicolau - Preço

Antes do exame

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Como é feito

Todo o procedimento dura cerca de 5 minutos, e a mulher deve retirar a roupa abaixo da cintura, ficando deitada na maca do ginecologista com as pernas afastadas.

Para  coletar o material, é introduzido um instrumento chamado espéculo na vagina (conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato); o médico faz a inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero;
a seguir, o profissional provoca uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha, as células colhidas são colocadas numa lâmina para análise em laboratório especializado em citopatologia.

Após finalizada a consulta, a mulher não precisa ter cuidados especias, podendo fazer todas as suas atividades diárias normalmente. Em geral, o resultado demora cerca de 14 dias para estar pronto.

O resultado deve ser interpretado pelo médico que deve explica-lo à paciente. O Papanicolau também serve para determinar outras condições de saúde de seu corpo tais como nível hormonal, doenças da vagina e do colo do útero. O exame incomoda um pouco. Por isso, é preciso estar relaxada. Quanto mais relaxada, menos incômodo.

Papanicolau: Preço, como é feito

Papanicolau – Preço

Em clínicas particulares o Papanicolau custa em média R$ 60,00. Lembramos que o exame também pode ser feito gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Votar

Comentários