Papagaio: Preço, Quanto custa

Sem dúvida alguma o papagaio está entre os animais mais procurados pelos amantes de aves, embora não seja muito fácil tê- lo como animalzinho de estimação.

A boa notícia é que a criação doméstica de muitas espécies já é autorizada pelo Ibama. Nas lojas credenciadas, as mais procuradas são o papagaio-verdadeiro e o papagaio-do-mangue. Tanto um quanto o outro precisam de uma gaiola com espaço suficiente para que abram as asas e se movimentem à vontade, tendo uma vida feliz e saudável.

Fique atento na hora da compra, o papagaio só deve ser comprado se ele estiver com um anel fechado com o número de registro. Somente os papagaios registrados estão de acordo com a lei. Se você comprar um papagaio em feiras e com criadores não autorizados, correrá o risco de ser preso.

Papagaio - Quanto custa

E quando se trata de personalidade…

De personalidade forte é bastante divertido e carente, eles precisam ter alguém por perto quase sempre, caso contrário podem desenvolver problemas de saúde como a depressão. São capazes de aprender a falar e gostam de dançar quando uma música toca. Caso a ave que você comprou não faça essas coisas, não ache que ela está com algum problema, apenas 15% dos papagaios realmente aprendem os truques. O papagaio de estimação tem em torno de 38 cm e pesa cerca de 400g.

O papagaio é um bichinho carente que precisa de atenção várias horas por dia. Pessoas sempre devem estar por perto, brincando ou conversando com ele. Ele é um animal sensível, que pode ficar deprimido e agressivo se se sentir abandonado.
As coisas divertidas que o papagaio é capaz de fazer são chamar o dono pelo nome, gritar a vizinha, dançar ao som de alguma música e até gritar palavrões se isso for ensinado a ele. Para evitar constrangimentos na presença de visitas, evite ensiná-lo palavrões!

Papagaio - Quanto custa

Cuidados com a alimentação

Satisfazer às necessidades nutricionais do bicho também não é nada difícil. Além das inúmeras rações balanceadas à venda, você pode lhe oferecer frutas, legumes e verduras para complementar as refeições. Só evite o abacate, que pode até causar intoxicação, e a beterraba, a qual o aparelho digestivo, muito sensível, não aceita bem.

Papagaio - Quanto custa

Papagaio- Quanto custa

Um papagaio pode custar entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00.  Observe na hora da compra se o papagaio tiver penas arrepiadas, falhosas e com aparência molhada, pois são sintomas de doença. Secreção nos olhos e na boca também são sintomas de doenças. Fezes grudadas nas penas indicam diarreia, e comportamento letárgico também indica que não está saudável.

Procure sempre comprar o papagaio de criadouros confiáveis, exija comprovante do registro no IBAMA e procure no site da instituição se o criadouro realmente é autorizado. Fazendo isso, além de estar evitando o contrabando de aves, você terá mais chances de ter um papagaio saudável e cheio de energia.

Comentários