Mentoplastia – O que é, cuidados, preço

A mentoplastia é uma cirurgia realizada para tratar a forma do mento, isto é, o queixo dos pacientes, seja para aumentá-lo ou diminuí-lo.
As mentoplastia de aumento são muito mais comuns que as de redução, até porque o procedimento que envolve a segunda é muito mais complicado. Pode ocorrer a avanço ou retração da mandíbula ou avanço ósseo apenas do osso do queixo. Mas é uma cirurgia bem mais complicada com indicação que vai além da estética. A Mentoplastia utiliza implantes que podem ser moldados, aparados e esculpidos para aumentar ou alargar o queixo. Uma mentoplastia adequadamente elaborada pode ainda melhorar a aparência relativa do nariz, tornando-o visualmente menor. Mentoplastia é particularmente transformadora quando executada em combinação com a rinoplastia do nariz ou lipoaspiração da papada.

Riscos

A Mentoplastia possui riscos de assimetria, quando o implante se desloca para fora do alinhamento do queixo e erosão óssea, o implante pode mover-se e lentamente corroer o osso do queixo, causando sérias complicações.

Como é feita a cirurgia

O tratamento cirúrgico,  pode ser feito através de cortes internos na boca, sem cicatrizes externas. A pele é descolada e um corte é feito no osso para que ele possa ser reposicionado e fixado. No final a pele se acomoda à nova estrutura. Raramente pode ser necessária a utilização de enxertos de osso da própria pessoa. Os pontos são todos internos e normalmente não precisam ser removidos. Outra opção para a mentoplastia é a utilização de materiais aloplásticos ou próteses. Atualmente dois materiais são os mais utilizados, o politetrafluoroetileno e o silicone rígido. A vantagem deste método é que a cirurgia é um pouco mais simples. As desvantagem é a utilização de um material estranho ao organismo e o custo do material, que pode ser extremamente caro. A anestesia pode ser local, com um anestesista propiciando uma sedação, ou geral. A escolha do método de anestesia, sempre em comum acordo com o anestesista, levará em consideração o tamanho da cirurgia, as condições clínicas e psicológicas do paciente. Apesar de poder ser realizada em caráter ambulatorial é mais seguro e cômodo para o paciente permanecer a primeira noite no hospital, ficando em observação.

Pós operatório

Em geral é indicado um tempo de 7-10 dias para que o paciente retorne às suas atividades sociais e laborais. É importante ressaltar que as alterações de cicatrização e acomodação dos tecidos em seu novo local seguem por mais algum tempo. Pelo menos três meses são necessários para se observar o resultado final do tratamento.

Mentoplastia - Quanto custa

Mentoplastia – Quanto custa

A Mentoplastia custa em média R$ 2.800,00. O preço pode variar conforme o médico, o local e a complexidade do procedimento.

Comentários