Manometria Esofágica: O que é, preço, como é feito

Manometria esofágica é um teste que mede o quão bem o seu esôfago funciona. Seu esôfago é o tubo longo muscular que liga a garganta ao estômago. A manometria esofágica mede as contrações musculares rítmicas (peristaltismo) que ocorrem em seu esôfago ao engolir. A manometria esofágica também mede a coordenação e força exercida pelos músculos de seu esôfago, detectando anormalidades.

Quando o exame é indicado?

  • Se o paciente possui dificuldade de engolir ou espasmo esofageano difuso;
  • Detectar alterações motoras do esôfago associadas às doenças sistêmicas;
  • Colocação de aparelhos intraluminares, como sensores da Phmetria de 24h;
  • Avaliação pré-operatória da função peristáltica em pacientes nos quais se considera a possibilidade de cirurgia anti-refluxo;
  • Fazer ou confirmar o diagnóstico de condições associadas ou preditivas de complicações da Doença do Refluxo Gastro-Esofágico (DRGE);
  • Auxilia na realização de diagnóstico de problemas como queimação e azia, e outras como tosse, doenças de garganta persistentes, asma, afonia, etc…

Manometria Esofágica - Preço

Como é feito o exame

O exame não precisa de anestesia ou sedação, geralmente antes do exame o paciente é orientado claramente sobre o procedimento. Inicialmente é feita anestesia do nariz através de um gel anestésico que o paciente é orientado a aspirar. O médico passa uma sonda fina, de material flexível através da narina, passando pela garganta e chegando até o esôfago. Essa sonda não dói, não machuca e não interfere com a respiração, com a deglutição ou com a fala e permanecerá por, no máximo, 20 minutos.
A enfermeira coloca 5 ml de água, em intervalos regulares, que o paciente é orientado a deglutir enquanto o médico avalia, pelo computador, os movimentos de contração/relaxamento do esôfago. São 10 a 20 goles de água. A sonda então é retirada e o paciente liberado para casa.

Manometria Esofágica - Preço

Após o exame

Os efeitos colaterais de manometria esofágica são menores e incluem leve dor de garganta, sangramento do nariz e, raramente, problemas de sinusite, devido à irritação e obstrução dos ductos que conduzem os seios nasais e no nariz. Ocasionalmente, durante a inserção, o tubo pode entrar na laringe (cordas vocais) quando isto acontece, o problema normalmente é imediatamente reconhecido, e a sonda é removida rapidamente. É necessário ter cuidado ao passar a sonda em doentes que são incapazes de engolir facilmente no comando, porque sem uma deglutição para relaxar o esfíncter esofágico superior torna-se extremamente difícil a introdução da sonda, para tanto deve-se contar com equipe treinada, para que o paciente sinta-se confiante e relaxado na hora da realização do exame.

Manometria Esofágica – Preço

O exame pode custar entre R$ 300,00 e R$ 500,00. O valor dependerá de cada clínica e região.

Comentários