Mamotomia: Preço, como é feito, orientações

Mamotomia é um tipo de biópsia de mama que permite a localização precisa da lesão, graças ao suporte fornecido pela mamografia digital. É realizado em ambiente ambulatorial e substitui a biópsia cirúrgica em grande parte dos casos de investigação de alterações mamárias.

Esse tipo de biópsia é capaz de diagnosticar várias anomalias no trato mamário, também pode ser utilizada para verificar nódulos benignos como um fibroadenoma.

Como é feita a biópsia

Usando a ultrassonografia ou a mamografia com sistema digital e computadorizado, o médico localiza a área a ser trabalhada aplica uma anestesia a região e faz uma pequena incisão local introduzindo a agulha da mamotomia.

Depois se inicia a retirada dos fragmentos mamários acionando o sistema a vácuo e o mecanismo de corte do instrumental, isso possibilita a retirada de diversas amostras de tecido com uma única introdução da agulha.

Ao término da coleta, o médico comprime a área puncionada diminuindo a chance de sangramento. Esse procedimento dispensa internação hospitalar e sua recuperação é praticamente imediata.

O autoexame é a primeira atenção que a mulher dá ao seu corpo. Com ele é possível identificar no início possíveis complicações. Por isso é de extrema importância fazer mensalmente o exame de toque nas mamas para verificação de anomalias, se caso perceber algo errado, agende uma consulta com seu médico. Assim outros exames serão pedidos caso o médico desconfie de algo.

Mamotomia - Preço

Orientações

Após a biópsia, recomenda-se repouso por 24 hr, pois pode ocorrer um pequeno sangramento. Utilizar um faixa compressiva, a paciente deverá ficar, em repouso,  sem fazer exercícios físicos por um período de 07 a 15 dias e ficar afastado do trabalho pelo mesmo período dependendo da profissão. O médico determinará o dia de retirada do curativo.

Mamotomia – Preço

Esse tipo de exame custa em média R$ 2.200,00. O valor pode variar de acordo com cada clínica e região.

Comentários