Mamografia Digital: Preço, como é feito

É um exame que permite um diagnóstico mais preciso através de imagens, podendo ser chamada de raio X das mamas.  O raio X atravessa a mama e atinge um detector que os transmite a um computador,  no método tradicional a imagem é impressa em um filme. A vantagem do exame digital é a qualidade gerada, de altíssima definição, que permite melhor visualização de mínimas alterações.

A mamografia digital dói menos?

A resposta é não, pois é feita da mesma forma que a mamografia convencional, no entanto, é um método mais fiável que guarda imagens no computador, havendo menor risco de danos na imagem e necessidade de repetir o exame, mas o desconforto na hora do exame é o mesmo.

Como é feito o exame

O exame é realizado por uma Técnica em Mamografia utilizando-se um aparelho de raio X apropriado, com baixa radiação, chamado Mamógrafo. São feitas duas incidências em cada mama e, eventualmente, é necessária alguma incidência adicional, como por exemplo, uma compressão localizada ou magnificação, para melhor avaliação de uma área da mama, não significando necessariamente algum problema.

Próteses de silicone não impedem a detecção do câncer de mama. Existem manobras específicas para realização de mamografia nessas pacientes, o que minimiza a dificuldade de diagnóstico causado pela prótese. A mamografia é interpretada por um médico especialista em mamografia e, sempre que possível comparada com exames anteriores.

A imagem pode tanto ser impressa em filme quanto ser transmitida eletronicamente de um local para outro, o que facilita a consulta remota por outro especialista em mama.

Mamografia Digital - Preço

Quando ela é indicada

A mamografia é indicada para todas as mulheres acima de 40 anos como exame de rotina para verificar se existe algum nódulo maligno que possa indicar câncer de mama. Assim, a mamografia digital serve para identificar lesões benignas na mama, despistar a existência de câncer da mama e avaliar o tamanho e tipo de nódulos da mama.

A mamografia digital, assim como a mamografia convencional, só deve ser realizada após os 35 anos de idade em mulheres que possuem mães ou avós com câncer de mama e por todas as mulheres com mais de 40 anos, todos os anos, como exame de rotina.

Não é indicada a realização de uma mamografia antes dos 35 anos de idade porque as mamas ainda estão muito densas e firmes e além de provocarem muita dor o raio-x não consegue penetrar de forma satisfatória no tecido mamário, não podendo evidenciar de forma fidedigna se existe algum cisto ou nódulo na mama.

Mamografia Digital – Preço

A mamografia digital custa em média R$ 250,00, podendo variar de acordo com cada região e clínica.

Mamografia Digital: Preço, como é feito
(Avaliação: 3.67 - 3 votos)

Comentários