Lentes de contato – Preços

As lentes de contato são próteses transparentes, colocadas diretamente na superfície dos olhos para corrigir problemas de visão. Muito usadas por razões estéticas, as lentes de contato apresentam muito mais vantagens. A lente de contato é acomodada na camada lacrimal que cobre a córnea, onde forma uma barreira que obstrui o fornecimento de oxigênio do ar para a córnea. Através de cada piscada, a pálpebra se movimenta e posiciona a lente de contato, onde é feita a troca da camada lacrimal. As lentes de contato modificam a convergência da córnea e fazem a imagem se formar mais nitidamente, elas corrigem problemas de visão de longa ou curta distância, o tipo de lente indicada pelo oftalmologista pode variar de acordo com o problemas apresentado pelo paciente. Dentre eles:

Miopia

Dificuldades de enxergar objetos distantes, já os objetos mais próximos é possível enxergá-los com clareza.

Hipermetropia

Dificuldade de enxergar objetos próximos, já os objetos distantes são vistos com clareza.

Presbiopia

Perda de visão relacionada ao envelhecimento que afeta a capacidade do olho em focalizar objetos.

Astigmatismo

Uma condição da visão que provoca imagens turvas, provocado pela forma irregular da córnea ou algumas vezes devido à curvatura da lente dentro do olho.

Lente de contato Preço

Tipos de lentes de contato

Lentes Rígidas

As lentes rígidas possuem uma maior durabilidade, além de serem mais fáceis de manusear e limpar. Elas corrigem quase todos os tipos de grau e podem ser usadas com a maioria dos colírios. Um ponto negativo é que durante o período de adaptação elas podem ser mais fáceis de se deslocarem e causarem algum tipo de incomodo.

Lentes Gelatinosas

As lentes de contato gelatinosas são consideradas mais confortáveis e raramente se deslocam durante o uso, porém em alguns casos como astigmatismo proporcionam menos nitidez. As lentes de contato gelatinosas são mais fáceis de se contaminarem, ou seja, sua limpeza deve ser bem mais rigorosa.

Preocupações

Os olhos são muito sensíveis e quando se usa lentes o cuidado deve ser redobrado, as lentes necessitam de um acompanhamento oftalmológico. Um dos problemas recorrentes do mau uso e má higienização é a conjuntivite por lente de contato, ela é bastante frequente em pacientes que usam a lente gelatinosa, pode ter sua evolução controlada pelo exame periódico do usuário das lentes. Lembrando que se o paciente seguir todas as orientações de um oftalmologista, o risco de alguma complicação pelo uso das lentes é bem pequeno.

Lentes de contato Quanto custa

Contraindicações

As lentes de contato não podem ser usadas por pacientes que tenham olhos secos, ou que apresentem algum tipo de alergia nos olhos. Não devem ser usadas também por  pessoas que trabalham em ambientes muito poluídos, pois, os resíduos existentes em locais assim aumentam a possibilidade de contaminação.

Lentes de contato- Tipos e preços

Quanto custa uma lente de contato

As lentes descartáveis que duram aproximadamente um mês, custam em média R$ 80,00, já as lentes com maior durabilidade, custam em média R$ 150,00.

Votar

Comentários