Laringoscopia – Preço

Laringoscopia é um exame que analisa as vias aéreas através de um endoscópio. Este aparelho consegue gerar imagens ampliadas do local e em alta resolução. Geralmente ele é composto por uma fonte de luz somada a um reprodutor de imagem. Esse exame serve para diagnosticar doenças nas chamadas Vias Aéreas Altas (laringe, faringe e nariz).

Laringoscopia - Preço

Quando o exame é indicado?

A Laringoscopia é indicada para pacientes que possuem rouquidão, tosse crônica ou com sangue, dor para ingerir alimentos, refluxos gastroesofágico, aftas frequentes, pacientes com histórico familiar de câncer de cabeça e pescoço e pacientes tabagistas crônicos.

Antes do exame

É aconselhável o jejum absoluto de 8 horas antes do exame, a ingestão de água também deve ser evitada.Após a aplicação do anestésico no local, evite tossir, assuar o nariz ou pigarrear durante 1 hora, para que este faça efeito na região. É importante avisar seu médico, sobre qualquer tipo de remédio controlado que você tome, para que ele possa decidir sobre interromper ou não o uso dos mesmos para o exame.

Como é feito o exame

É plicada uma anestesia local no paciente, só assim o endoscópio é introduzido na boca e levado para o local da análise. O médico consegue ver em um monitor as imagens de como está a faringe do paciente, pois na ponta do laringoscópio há uma câmera (o videoendoscópio) que vai mostrando as imagens em tempo real. O exame pode causar um certo incômodo no paciente, caso seja impossível controlar, o médico poderá optar por um sedativo, por esse motivo é aconselhado que o paciente leve um acompanhante, quando for realizar o exame. Alguns pacientes são mais sensíveis que outros e a introdução do aparelho pode gerar reações diferentes. Caso uma biópsia seja necessária é mais indicado que o procedimento seja feito em um hospital, onde terá melhores recursos e conforto ao paciente. Geralmente, o exame leva apenas 10 minutos. Entretanto, devido a anestesia e a sedação o paciente deve permanecer no local por cerca de meia hora.

Laringoscopia

Cuidados após o exame

Após o exame é natural que o paciente fiquem com uma pequena irritação na região. No caso de dor de garganta ou rouquidão, é indicado gargarejos ou pastilhas anti- sépticas. Ao chegar em casa o repouso absoluto é recomendado nas próximas 12 horas. A alimentação deve ser leve e fria. Também é aconselhado fazer compressas geladas no local.

Laringoscopia - Preço

Contraindicação

A Laringoscopia é contraindicada em pacientes com cardiopatias graves, doenças pulmonares crônicas, distúrbios neurológicos ou que sejam alérgicos aos medicamentos usados durante o exame.

Laringoscopia – Preço

A Laringoscopia custa em média R$ 250,00. O preço pode variar de acordo com a clínica e a região.

Laringoscopia – Preço
(Avaliação: 5 - 3 votos)

Comentários