Histeroscopia Diagnóstica: Preço, como é feito o exame

Histeroscopia diagnóstica é um exame que ajuda na investigação de problemas da cavidade uterina e do canal endocervical pois mostra em tempo real o interior do útero, por um sistema acoplado de ótica com microcâmera e permite a avaliação de alterações anatômicas e funcionais do endométrio/endocérvice como vascularização, espessura, fase do ciclo, concentração glandular e presença de sinais indicativos de infecção.

Quando ela é indicada

Esse tipo de exame é indicado para mulheres que possuem  sangramento uterino anormal, sangramento pós menopausa, infertilidade, achados anormais em outros exames (eco endometrial espessado, pólipo e/ou mioma),
neoplasia e hiperplasia de colo e endométrio, identificação de corpo estranho, DIU, malformações uterinas, abortamentos de repetição, cicatriz hipertrófica de cesariana, endometrite, adenomiose, abortamento e mola hidatiforme, esterilização onde existe a possibilidade de se realizar um procedimento de esterilização por histeroscopia utilizando o dispositivo chamado de Essure.

Histeroscopia Diagnóstica - Preço

Como é feito o exame

O exame é feito com a mulher em posição ginecológica, um aparelho é colocado dilatando assim o colo do útero, depois é colocado um instrumento de ótica com cerca de 1 a 4 mm de diâmetro que emite luz e que tem uma microcâmara para o médico conseguir visualizar melhor o interior do útero.

Uma das grandes vantagens da histeroscopia é a possibilidade de ser realizada em ambulatório ou consultório,  muitas vezes sem o uso de qualquer tipo de anestesia. Em raros casos de pacientes muito sensíveis pode ser preferível realizar o exame sob sedação, mas mesmo assim, depois do exame a paciente poderá retornar às suas atividades cotidianas normais, após um curto período de repouso e recuperação (30 a 60 minutos).

Possíveis complicações após o exame

  • Sangramentos
  • Perfuração uterina
  • Lesão de órgãos adjacentes
  • Falso trajeto no colo uterino ou no útero
  • Dificuldade de dilatação do colo uterino
  • Reações alérgicas e choque anafilático ou necessidade de complementação do tratamento com um segundo procedimento histeroscópico.

Histeroscopia Diagnóstica: Preço

A Histeroscopia diagnóstica custa entre R$ 150,00 e R$ 300,00. O valor pode variar de acordo com cada clínica ou hospital.

Histeroscopia Diagnóstica: Preço, como é feito o exame
(Avaliação: 5 - 2 votos)

Comentários