Gato Persa – Preço

O Gato Persa, como próprio nome indica, tem como país de origem a Pérsia (atual Irã) e também a Turquia. Essa é uma das raças felinas mais populares do mundo. Os gatos dessa raça são medianos (pesando entre 3,5 kg e 7 kg), com altura de aproximadamente 25 cm. Possuem uma farta e densa pelagem, podendo ser na coloração, creme, vermelho, azul, preto, branco, bicolor creme, bicolor preto. Focinhos bastante curtos, olhos arredondados grandes e cheios de expressão, caudas e pernas curtas, mas grossas e orelhas afastadas.

Expectativa de vida

Um Gato Persa pode viver em média 15 anos.

Temperamento

O padrão do gato Persa indica que os bichanos dessa raça são extremamente dóceis e sensíveis, apegados aos donos e muito fiéis. Ainda assim, são independentes e podem lidar bem com a solidão, desde que não seja por longos períodos. No geral, os Persas não são muito ativos e não costumam fugir para a rua. A convivência com um bichano dessa raça pode ser incrivelmente gratificante, visto que são calmos e companheiros. Os pelos compridos dessa raça exigem cuidados para que continuem elegantes como devem ser.

Gato Persa

Alimentação

A quantidade e o tipo de ração oferecidos ao seu gato é um fator de extrema importância para a sua qualidade de vida, por isso a quantidade e o tipo de ração devem ser indicados por um veterinário. A água pode ser disponibilizada a vontade, por isso é indicado que o seu bebedouro esteja sempre bem abastecido com água fresca e limpa.

Higiene

O ideal é que o Persa tenha seus pelos penteados diariamente, ainda que sejam animais extremamente limpos, o ideal é que tomem banho a cada 3 ou 4 semanas. O Persa necessita de limpeza diária nos olhos (2 vezes ao dia), pois as lágrimas, com uma substância marrom, escorrem e podem manchar os pelos da face. Isso acontece devido ao formato do focinho, com nariz achatado e as passagens nasais mais estreitas, fruto de uma raça criada para ter essa aparência exótica. As unhas do Persa, assim como as de outros gatos e cães, precisam ser cortadas para que não machuquem ninguém; as orelhas e o ouvido necessitam de limpeza semanal; e os dentes devem ser escovados, para evitar mau hálito ou problemas mais graves. O Persa é uma das raças com maior incidência de problemas de saúde, principalmente em decorrência dos padrões “não naturais” (focinho achatado), que causam dificuldade de respiração e podem gerar alguns problemas.

Gato Persa – Preço

O preço do gato Persa pode variar de R$ 1200,00 a R$ 2.500,00 dependendo da linhagem do animal, é importante saber que ter um animal de estimação não é barato, eles precisam ir ao veterinário, fazer vacinas, tomar banho, tomar vermífugos, gastos com areia sanitária, brinquedos e arranhador, também precisam de atenção e cuidados como qualquer outro animal.

Comentários