Fotocoagulação a laser: Preço, indicações, como funciona

O laser é indicado para pessoas que apresentam doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho, como ocorre nos diabéticos. Pacientes que apresentam degenerações periféricas ou roturas na retina predisponentes ao deslocamento de retina também necessitam desse tratamento.

Nesse tipo de terapia, é necessário acompanhante, pois há necessidade de dilatação da pupila, o que nos impossibilita de dirigir logo em seguida. Não é necessário jejum. A duração é de 10 minutos em média.

Indicações

  • Retinopatia e a maculopatia diabética
  • Doenças vasculares retinianas
  • Membranas neovasculares sub-retinianas
  • Degenerações periféricas de retiniana (muito freqüente nos míopes)
  • Descolamento de Retina entre outras.

Como funciona

A utilização dos raios laser no tratamento de doenças de retina é um procedimento que revolucionou a Oftalmologia há algumas décadas. Antes, não havia tratamento efetivo para várias doenças que, atualmente, são tratadas com sucesso pelo laser.

A transmissão da luz através dos meios oculares, também varia de acordo com o comprimento de onda. Embora bastante permeável ao espectro visível da luz como um todo, o olho permite melhor passagem dos comprimentos maiores. Esse efeito aumenta com a idade. Várias cores (comprimentos de onda) têm sido utilizadas para foto coagulação. Com, por exemplo, o Verde (514 nm) e o Infravermelho (810 nm). O verde, emitido pêlo Argônio era o Laser mais comum e vem sendo substituído pelos Lasers de Diodo. Equiparam-se em eficiência clínica.
A queimadura provocada pelo Laser aumenta a adesão entre as camadas retinianas, melhora a perfusão de O2 no tecido, oclui vasos e aneurismas e destrói tumores e outros tecidos oculares. O efeito obtido dependerá da transparência dos meios, dos pigmentos presentes no tecido alvo e do comprimento de onda utilizado.

A fotocoagulação a laser é realizada em uma ou várias sessões, onde a retina sofre várias “micro” queimaduras. Nos casos mais graves, podem ser necessários muitos disparos de laser numa sessão. Após a aplicação do laser, as marcas na retina, inicialmente brancacentas, pigmentam-se e adquirem a coloração escura.

Esse tipo de procedimento é feito normalmente, em regime ambulatorial (dispensa internação), e a maioria dos tratamentos é feita apenas com o uso de colírio anestésico.

O principal cuidado que se deve ter após a realização da fotocoagulação é a continuidade no acompanhamento com o profissional que realizou o procedimento.

Dependendo da patologia em que foi necessária a realização do laser, diferentes prazos de retorno ao profissional podem ser necessários.

Fotocoagulação a laser – Preço

A fotocoagulação a laser custa em média R$ 75,00 por sessão ( cada olho ). O valor pode variar de acordo com cada clínica e região.

Fotocoagulação a laser: Preço, indicações, como funciona
(Avaliação: 4.5 - 2 votos)

Comentários