Quanto Custa Um Exame de DNA (paternidade)

O DNA é formado por vários blocos chamados de nucleotídeos. Cada nucleotídio se liga um ao outro, como elos formando uma corrente e se repetem ao longo de uma cadeia em diversas combinações. O DNA contém todas as informações genéticas de uma pessoa e essas informações são passadas para seus descendentes. O DNA dos humanos apresenta uma diferença mínima, então o teste de DNA examina apenas trechos bem específicos, pedacinhos de DNA que variam muito de pessoa para pessoa.

Exame de DNA Preço

Os laboratórios costumam utilizar kits padronizados que examinam sempre os mesmos trechos, entre 13 e 19, e é quase impossível que duas pessoas apresentem as mesmas repetições em todos eles. O exame é comparativo e consiste, basicamente, na comparação do DNA  do filho com o DNA do suposto pai.  Como metade do DNA do filho vem da mãe e, a outra metade, do pai biológico é importante tipificar e comparar ambos os DNAs para se evitar confusão, embora o teste possa ser feito só com as amostras dos supostos pai e filho.

Normalmente o teste de DNA é feito  através da análise do DNA encontrado em amostras de sangue dos possíveis pai e filho. Também é possível realizar o exame com amostras presentes em outros materiais biológicos como saliva e fios de cabelo.

No teste de DNA se procura saber quantas vezes uma determinada sequência se repete em cada trecho. É feita, então, uma comparação entre a quantidade de repetições que aparecem em cada pedacinho do DNA do filho e do possível pai. O primeiro passo é sempre tentar excluir a paternidade com as informações obtidas. Quando quatro ou mais diferenças são diagnosticadas, a paternidade é excluída por ser impossível.  Na ausência da exclusão, se iniciam os cálculos para se pesquisar para pesquisar a inclusão, ou seja, a paternidade.

O teste de DNA fornece uma grau de confiabilidade muito elevado, acima de 99,9%. Em casos negativos, em que a paternidade é excluída, é possível dizer que não há qualquer possibilidade de os indivíduos serem pai e filho.

São quatro os tipos de métodos utilizados na análise do DNA. O fator determinante entre elas é a quantidade de regiões genéticas pesquisada, o que vai garantir a qualidade e a confiabilidade do resultado.

Alguns laboratórios estão inovando, e hoje, já é possível realizar o teste com muito sigilo, no envio de kits de coleta através dos correios.

Exame de DNA Quanto Custa

Exame de DNA Preço

O preço de cada laboratório vai variar de acordo com a metodologia empregada no exame de DNA. Quanto menos regiões genéticas forem testadas, menor é o preço e menor a qualidade e a confiabilidade do resultado.

Logo que o exame de DNA chegou ao Brasil, há mais de 20 anos, o seu custo era altíssimo, chegando a 10 mil reais. Hoje, os preços estão cada vez mais acessíveis à população e que garantem resultados seguros aos pacientes. O preço do exame de DNA em laboratórios particulares, gira em torno de 500 reais, os mais baratos. Além do valores bem mais acessíveis do que há 20 anos atrás, existem várias facilidades de pagamento.

Comentários