Espirometria – Preço

A Espirometria mede a função pulmonar, ela quantifica o ar que a pessoa soprou medindo a velocidade do mesmo. Com isso são calculados alguns indicadores de como está funcionando o pulmão, se o resultado indicar alguma alteração, outros exames serão necessários para confirmar um diagnóstico de doenças respiratórias.

Quando o exame é indicado?

A Espirometria é indicada para pacientes fumantes com idade superior a 40 anos, para avaliar incapacidades pulmonar, investigação pneumológica, sintomas e sinais: dispnéia, sibilância, tosse, cianose, policitemia, pneumopatias intersticiais difusas, avaliação da resposta ao broncodilatador, monitoração de tratamento: asma, DPOC, infiltrações pulmonares difusas, cirurgia de recuperação funcional, transplantes, reabilitação pulmonar, doenças sistêmicas com envolvimento pulmonar (colagenoses), anormalidades extra-pulmonares (cifoescoliose, pectus excavatum, doenças neuromusculares, obesidade, insuficiência cardíaca, avaliação do risco cirúrgico, especialmente em cirurgias sob anestesia geral, abdominal alta, abdominal baixa de longa duração, cardíaca, torácica, mistas, de grande porte ou sempre que haja doença pulmonar, especialmente as obstrutivas, avaliação de desempenho físico de atletas e estudos epidemiológicos.

Como é realizado o exame

A Espirometria é um procedimento rápido, dura em média 30 minutos. O médico da ao paciente um aparelho, no qual ele terá que assoprar com força, para dentro dele. Após essa primeira etapa, o médico pode ainda pedir ao paciente para utilizar um remédio para melhorar a respiração, conhecido como broncodilatador, e realizar novamente o sopro no aparelho, dessa maneira pode-se verificar se há um aumento da quantidade de ar inspirado após o uso do medicamento. Durante o procedimento, um computador irá registrar todos os dados obtidos através do exame, dados que serão analisados pelo médico depois.

Espirometria - Quanto custa

Contraindicação

A Espirometria é contraindicada para pessoas que sofreram infarto ou AVC, nos dois meses que antecedem o exame.

Antes do exame

Antes do exame é indicado que o paciente evite fazer refeições pesadas. Se o paciente for fumante, não deve fumar nas quatro horas que antecedem o exame, também não é aconselhada a prática de exercícios antes do exame, no dia da espirometria, use roupas folgadas, que não restrinjam sua respiração. O paciente também deve evitar alimentos ou bebidas que têm cafeína, pois ela pode deixar suas vias respiratórias mais relaxadas, permitindo a entrada de mais ar do que o habitual.

Espirometria – Preço

A Espirometria custa em média R$ 150,00, o valor pode variar de acordo com os parâmetros avaliados, a clínica escolhida e a região.

Comentários