Enema Opaco: Preço, o que é, indicações

O exame de Enema Opaco estuda a forma e a função do intestino reto e grosso, podendo assim detectar diversos problemas intestinais, até mesmo diverticulite e pólipos, nesse tipo de exame é utilizado raio x e contraste, geralmente sulfato de bário.

O exame enema opaco pode ser feito tanto em adultos como crianças e pode ser dividido em enema opaco simples, quando se utiliza apenas um contraste, e em enema opaco com duplo contraste, quando é usado mais que um tipo de contraste.

Quando é indicado

As indicações do exame enema opaco podem ser colite, câncer do intestino, tumores no intestino, diverticulite que é a inflamação das pregas das paredes do intestino, volvo que é caracterizado pelo intestino torcido ou pólipos intestinais.

Em crianças, as indicações do exame enema opaco podem ser megacólon, prisão de ventre crônica, diarreia crônica, fezes com sangue ou dores crônicas no abdômen.

Enema opaco - Preço

Como é realizado

O procedimento é realizado com a introdução do contraste (bário) no intestino grosso através de uma sonda retal. Após todo intestino ser preenchido pelo contraste, injeta-se também uma pequena quantidade de ar para deixá-lo bem distendido e melhorar o exame. A partir daí, realizam-se uma série de radiografias para documentação.

No dia do exame, evite o uso de blusas e camisas com botões ou zíper.

Preparo antes do exame

O preparo antes do exame é fundamental para o sucesso do mesmo, esse preparo inclui cuidados com alimentação e alguns medicamentos, prescritos e orientados pelo médico antes do exame.

PRIMEIRO DIA:

– Não comer: alimentos com sementes ou muitas fibras como pipoca, uva, milho, tomate, pepino, verduras, bagaços de frutas etc…. Tome bastante líquido.

SEGUNDO DIA:

– Café da manhã: normal.

– Almoço: alimentação leve (sem alimentos com muitas fibras ou sementes). Evite feijão. Tome bastante líquido durante todo o dia.

– Laxante Dulcolax: Tomar 4 comprimidos, às 14 horas, tomando um de cada vez a cada 10 minutos.

– Jantar: sopas batidas no liquidificador (use somente batata, macarrão, arroz e pequena quantidade de carne) e continue evitando alimentos com fibras e sementes.

– Às 19 horas: Misturar 03 Manitol (laxante) de 250 ml com 200 ml de suco coado sem açúcar (não pode tomar sucos vermelhos). Tome esta mistura de 15 em 15 minutos, durante 1 hora. Se tiver vômitos pode tomar 30 gotas de plasil ou similar.

Manter jejum absoluto até o horário do exame.

NO DIA DO EXAME:

– Mantenha o jejum, mas pode tomar os comprimidos de uso diário com pouco líquido. Não tome leite.

– Trazer um frasco de luftal (dimeticona) ou similar para ser misturado ao contraste na hora do exame.

Enema Opaco – Preço

O exame custa em média R$ 300,00, o valor pode variar de acordo com cada região e clínica escolhida.

Votar

Comentários