Endoscopia Digestiva Alta – Preço

Mais conhecida como endoscopia, é um exame que serve para visualizar a parte superior do trato gastrointestinal. O exame é feito com um aparelho chamado de endoscópio, um longo e fino tubo flexível, que possui um câmera na sua extremidade, permitindo que o interior dos órgãos digestivos sejam filmados. Os endoscópios atuais têm alta definição de imagem e podem filmar em HDTV. Esse tipo de exame é realizado por um gastroenterologista, sendo bastante eficaz para diagnosticar diversas doenças localizadas no sistema digestivo.

A endoscopia é bastante indicada para pacientes com sintomas como dor em abdome superior, náusea, vômitos, dificuldade para engolir, entre outros. É também um excelente método para a investigação de sangramentos digestivos. Gastrites e úlceras são exemplos de doenças facilmente diagnosticadas pela endoscopia.

Seu médico pode também usar a endoscopia para obter biópsias (pequenos fragmentos de tecido), que servem para distinguir entre lesões benignas ou malignas. Aliás, é bom lembrar que biópsias são tomadas para várias finalidades, e o médico pode realiza-las mesmo sem a suspeita de doença maligna.


Endoscopia Digestiva Alta - Preço

Como é realizado

O paciente deverá fazer jejum de oito horas para que a parte alta do tubo digestivo esteja completamente esvaziada, permitindo uma melhor visualização e minimizando o risco de aspiração do suco gástrico para o pulmão. No momento do exame é administrado ao paciente algumas gotas de medicamento contra gazes e ele deve deitar-se de lado em uma maca. Normalmente a garganta do paciente é borrifada com um spray anestésico, para evitar o reflexo de vômito e é aplicado um sedativo de curta duração, quase sempre por via venosa. Em alguns casos, nenhum sedativo é dado. O tubo flexível é introduzido pela boca e direcionado através do vídeo para o esôfago, estômago e duodeno, respectivamente, permitindo a visualização do interior dos mesmos. Normalmente uma certa quantidade de ar é introduzida através do tubo, de modo a facilitar a visualização. Se necessário, através do mesmo tubo podem ser realizadas pequenas intervenções diagnósticas e/ou terapêuticas, como coleta de material para biópsia, remoção de pólipos, hemostasias, correção de varizes, etc. O procedimento é bastante rápido durando em média 10 minutos, o paciente estará liberado entorno de 30 minutos, para que sua recuperação seja completa.

Cuidados

Após o exame por conta da sedação, o paciente não poderá fazer qualquer atividade que exija muita concentração, como trabalhar ou dirigir. O ideal é que ele saia do hospital e fique em casa, em repouso, até o efeito do sedativo cessar completamente.

Endoscopia Digestiva Alta – Preço

A Endoscopia Digestiva Alta custa em média entre R$ 120,00 e R$ 400,00, seu valor ficará mais elevado se for associada a outros procedimentos durante o exame.

Endoscopia Digestiva Alta – Preço
(Avaliação: 3.67 - 3 votos)

Comentários