Eletroneuromiografia: Preço, como é feito

Eletroneuromiografia é um exame diagnóstico e prognostico das doenças dos nervos periféricos, plexos, raízes, neurônios motores espinhais, além dos músculos e junções neuromuscular.

Quando é indicada

É indicada em casos de distúrbios da sensibilidade, como áreas adormecidas, com parestesias (sensações de formigamento, de “alfinetadas” e de queimação) e de distúrbios motores, como redução da força, perda de massa muscular (atrofia), cãimbras e tremores excessivos. Também é bastante indicada em casos de hérnias de disco e síndrome de túnel do carpo.

 Eletroneuromiografia - Preço

Preparação

No dia do exame é importante que o paciente venha alimentado, coma alguma coisa leve, é indicado vestir roupas folgadas de fácil remoção. Não use cremes hidratantes ou óleos corporais, pois podem atrapalhar no momento do exame. Para crianças, a preparação física e psicológica depende da idade, comportamento e experiências clínicas anteriores.

Como é realizado o exame

Os testes são realizados com estímulos elétricos aplicados nos nervos periféricos, esse procedimento é bastante dolorido, porém suportável pelo paciente.

Durante a primeira etapa (estudo da neurocondução) breves choques elétricos são aplicados no seu braço ou na perna para determinar como seus nervos estão conduzindo a corrente elétrica e conseqüentemente em que condições eles se apresentam.

Durante a segunda etapa (eletromiografia) envolve uso de um eletrodo de agulha. Esta parte testa o músculo para considerar se houve algum dano a ele em conseqüência do problema do nervo ou se a doença envolve o próprio músculo. Geralmente 4 a 6 músculos são estudados por extremidade.

Contraindicação

O Exame não pode ser realizado em pacientes com marca passo e com cateter intracardíaco (próteses valvares, stents, ou revascularização miocárdica não trazem qualquer limitação para o realização do exame). Também não pode ser realizado em pacientes que usam anticoagulantes, pacientes com ferimentos na pele e trombose. O uso de medicação controlada deve ser informado ao seu médico.

Eletroneuromiografia Preço

A Eletroneuromiografia custa em média R$ 250,00, o valor pode sofrer alterações de acordo com cada região. Alguns convênios cobrem esse tipo de exame que também pode ser disponibilizado pelo SUS.

Eletroneuromiografia: Preço, como é feito
(Avaliação: 5 - 3 votos)

Comentários