Colonoscopia – Preço, como é feito o exame

O que é colonoscopia?

A colonoscopia é um exame que permite ao médico analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado, correspondente ao reto e ao cólon, por um tubo flexível que é introduzido pelo ânus com uma mini câmera de TV que transmite imagens coloridas, podendo até mesmo ser gravadas, para uma melhor avaliação do médico.

Como é feito o exame?

O paciente é posicionado em uma maca, deitado sobre o lado esquerdo e sedado por um anestesista, o interior do cólon é acessado através do tubo flexível introduzido pelo ânus. Para isso, o cólon deve estar limpo de fezes e resíduos alimentares, o paciente deve fazer um preparo prévio com uma dieta líquida nas 24 horas que antecedem o exame. O aparelho é introduzido de maneira progressiva no interior do cólon, permitindo o exame cuidadoso da mucosa. Durante o procedimento, pequenas quantidades de ar são injetadas dentro do intestino para melhorar a visualização, o que pode causar cólicas após esse procedimento. O paciente não necessita de internação para fazer o exame, dura em média 30 minutos e seu diagnóstico é imediato. O paciente deve ir ao exame acompanhado, pois os sedativos que tomará podem deixá-lo sonolento mesmo após o procedimento.

Colonoscopia Preço

Por que a colonoscopia é solicitada?

A colonoscopia deveria se um exame preventivo a ser realizado periodicamente por pessoas acima dos 50 anos, idade em que estão mais sujeitas ao câncer e aos pólipos intestinais. O exame permite a avaliação da mucosa do intestino grosso e do calibre da luz dessa porção intestinal. Permite também a coleta de material para biópsia, a realização de retirada de pólipos, a descompressão de volvo intestinal e a hemostasia de sangramentos. O exame é indicado especialmente em casos de sangramentos retais, dor abdominal frequente, diarreia crônica, suspeita de neoplasias, rastreamento de cânceres, além de outros casos avaliados pelo médico.

Contraindicação

Quase todo procedimento médico envolve riscos, ele não deve ser realizado em pacientes com Suspeita de abdome agudo, suspeita de diverticulite aguda, Suspeita de megacólon tóxico, Infarto recente do miocárdio, embolia pulmonar recente, neutropenia significativa, terceiro trimestre da gravidez, aneurisma da aorta e esplenomegalia. É importante que o procedimento seja realizado por um profissional qualificado, com equipamentos adequados, para que seja simples e seguro.

Quanto Custa Uma Colonoscopia

O preço da colonoscopia é em média R$ 800,00 reais, dependendo da clínica, idade do paciente e realização ou não de biópsia no procedimento.

Colonoscopia – Preço, como é feito o exame
(Avaliação: 3.57 - 14 votos)

Comentários