Carteira de Motorista Preço

A Carteira Nacional de Habilitação, mais conhecida como CNH  é o documento que legaliza uma pessoa a dirigir um determinado veículo.

CNH

Etapas do processo 

Para você estar habilitado a dirigir, o primeiro passo é ir até uma auto escola e fazer a sua inscrição. Após isso, o primeiro passo será as aulas teóricas para que você entenda mais sobre  a sinalização de trânsito, cuidados que um motorista precisa ter em relação a equipamentos básicos que existem em cada veículo. Você precisará cumprir determinadas horas aulas e receberá uma apostila nacional com todas as informações necessárias. O terceiro passo são as aulas práticas e o simulador. Com as leis já entendidas devido as aulas teóricas, você vai sair pelas ruas de sua cidade ao lado de um instrutor. O instrutor fornece as noções do veículo e lhe ensinará a guiar o carro.  Já sabendo as leis e as sinalizações de trânsito, bem como aprendendo a dirigir, é a realizado os exames de vista, para que o médico saiba se você precisará ou não de óculos para dirigir. Após ter o resultado, é hora de ir para a prova exata. Serão muitas perguntas sobre sinalização e equipamentos que você precisará responder indicando apenas a alternativa correta. Após passar na prova teórica e exame, é realizada a prova prática de direção e enfim depois de aprovado em todas essas etapas é só esperar o tempo do documento ser emitido e estará apto a dirigir.

SIMULADORAUTO ESCOLA

Sistema de pontos da carteira de motorista

Existem dois tipos de carteiras, as provisórias, com validade de 1 ano e as permanentes, com validade de 5 anos. Para a Carteira provisória, mais conhecida como permissão, o portador não pode cometer nenhum infração grave ou gravíssima no período de um ano. Caso o condutor cometa alguma infração, a carteira é suspensa.

Quanto custa para tirar a carteira de motorista

Os preços para tirar a carteira de motorista subiram nos últimos tempos, variando entre as regiões do Brasil. O valor da categoria A sai em torno de R$ 1.225,10 reais e a categoria B R$ 1.632,40 fazendo 20 horas práticas e cinco com um simulador.

Categorias

Categoria A

Habilita a condução de veículo motorizado de duas ou três rodas, como motos e triciclos.

Categoria B

Habilita a condução de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a 3,500 kg e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluindo o do motorista (carros de passeio).

Categoria C

Habilita a condução de veículo motorizado utilizado em transporte de carga como caminhões, cujo peso bruto total exceda 3.500 kg  e utilizado para transporte de até 8 pessoas. Para habilitar-se na categoria C, o condutor deve estar habilitado há, pelo menos, um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.

Categoria D

Condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros como ônibus, cuja lotação exceda a oito lugares, excluindo o do motorista. Para habilitar-se na categoria D, o condutor deve estar habilitado há, pelo menos, um ano na categoria C ou há dois anos na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses.

Categoria E

Condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer como carretas e ônibus articulados. Para habilitar-se na categoria E, o condutor deve ter 21 anos completos, estar habilitado, no mínimo, há um ano nas categorias C ou D e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses.

Comentários