Cirurgia de pedra na vesícula – Preço

A colecistectomia ou cirurgia para retirada de pedras na vesícula é um procedimento bastante comum e considerado simples pelos médicos. O procedimento pode ser feito através de um corte no abdômen, sendo chamada de cirurgia convencional ou através de uma cirurgia menos invasiva, chamada de laparoscopia, em que são feitos apenas 4 furos no abdômen.

Tanto a cirurgia de vesícula por laparoscopia como a convencional são feitas com anestesia geral, porém a cirurgia por laparoscopia é mais vantajosa, pois o paciente sente menos dor após a cirurgia, tem alta do hospital mais cedo, pode retornar às suas atividades mais rapidamente e a cicatriz é menor.

cirurgia de pedra na vesicula - Preço

Pós operatório

O pós operatório costuma ser tranquilo. O paciente é operado num dia, no outro volta para casa com pouquíssima dor e logo retoma as atividades habituais. Por isso, a cirurgia para retirar as pedras da vesícula é indicada mesmo para os pacientes assintomáticos. A alimentação após a cirurgia de vesícula deve ser pobre em gorduras, por isso o paciente deve evitar ingerir embutidos ou frituras. O paciente também deve evitar exposição solar sobre a ferida operatória no período de 180 dias. Caso seja inevitável, proteger as cicatrizes com fitas ou mesmo aplicar creme protetor.

Riscos

Assim como toda cirurgia, a cirurgia de retirada de pedra na vesícula também tem seus riscos, mesmo sendo pouco comum pode ocorrer lesões de órgãos vizinhos ou dos canais biliares. Na presença de algumas condições, a operação pode requerer a conversão de uma laparoscopia para uma colecistectomia aberta. Você deve discutir estes riscos com mais detalhes com seu médico e anestesista.

Fique atento aos sintomas

A pedra na vesícula não é uma doença silenciosa, é bastante dolorosa e seus sinais são fortes.  Os sintomas começam a surgir quando a pedra torna-se maior que o orifício de saída da vesícula. Uma pedra grande pode ficar impactada na saída da vesícula biliar, impedindo a drenagem do restante da bile. Quando o paciente se alimenta, o estômago e o duodeno enviam sinais à vesícula avisando que está chegando comida, fazendo com que a mesma se contraia. O problema é que a saída está obstruída e a contração acaba gerando uma grande pressão dentro da vesícula, levando à típica dor da cólica biliar. A cólica biliar é uma forte dor no lado direito do abdome, abaixo das costelas, que ocorre habitualmente após uma refeição.

Cirurgia de pedra na vesícula – Preço

O preço da cirurgia pode variar de R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00, dependendo do hospital e médico  que realizará o procedimento. Vale lembrar que essa é uma das cirurgias mais realizadas no mundo; e também no SUS e nos planos de saúde.

Cirurgia de pedra na vesícula – Preço
(Avaliação: 3.67 - 15 votos)

Comentários