Cintilografia Miocárdica – Preço

A cintilografia miocárdica é um exame que utiliza uma substância radioativa, no qual é injetada a partir de uma veia periférica, sendo captada pelas células do músculo cardíaco. O objetivo do exame é avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias que nutrem o coração para detectar possíveis falhas na irrigação de regiões do músculo cardíaco.

Indicação

O exame é muito indicado para pacientes com suspeita de doenças nas artérias cardíacas, também é recomendado para avaliar o tratamento de problemas cardíacos, como infarto e a angina.

Cintilografia Miocárdica - Preço

Como é feito o exame

O exame é dividido em duas etapas. No primeiro momento, o paciente é deitado, após será injetado na veia um líquido chamado contraste, que chegará até o coração. Dessa maneira, é possível visualizar se o líquido se espalha de modo uniforme por todo músculo e constatar se a circulação está normal. Quando o paciente possui alguma artéria obstruída, a região que ela irriga receberá menor quantidade de contraste. No segundo momento, o procedimento é realizado com o paciente em estado de estresse cardíaco, no momento em que ele realiza alguma atividade que exija esforço físico. Em pacientes incapacitados para o esforço físico, portadores de bloqueio de ramo esquerdo ou marcapasso artificial, a etapa de estresse será realizada com a injeção de dipiridamol (substância vasodilatadora). Muitas vezes usa-se um protocolo combinado (a injeção de dipiridamol é associada com algum grau de esforço físico), pois esta metodologia melhora a qualidade do exame.

Cintilografia Miocárdica - Quanto custa

Antes do exame

Nas 24h que antecedem o exame o paciente não deve beber nem comer nada que contenha cafeína. Se for tabagista, não deve fumar até três horas antes de realizar o exame. É necessário ficar de jejum 3 horas antes do procedimento (1 hora no caso de pacientes diabéticos). A duração aproximada do exame é de quatro horas.

Reações

É um exame considerado tranquilo. Durante o exame o paciente poderá sentir sensações de calorão no rosto, mal estar, dores de cabeça, tonturas, desconforto nas pernas e queda de pressão arterial. Essas sensações podem ser minimizadas com medicações que cortam esses efeitos. Por esse motivo, o exame deve ser realizado por um médico experiente em cintilografia.

Cintilografia Miocárdica – Quanto custa

A Cintilografia Miocárdica, custa entre R$ 1.300,00 e R$ 3.000,00. O valor pode variar dependendo do médico e região, lembramos que o exame também pode ser realizado pelo SUS, de uma forma totalmente gratuita.

Comentários