Chia – Preço, benefícios, como preparar

Uma semente muito usada pelos povos antigos, está ressurgindo cada vez mais devido ao seus benefícios para a saúde. Na chia são encontrados  ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a fama notória da chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Consumi-la significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até fortalecer o sistema imunológico.

 

Conheça mais sobre a chia – Por 25 g (uma porção)

Calorias 122 kcal
Carboidratos 10,53 g
Proteínas 4,14 g
Gorduras 7,69 g
Gorduras saturadas 0,833 g
Gorduras monoinsaturadas 0,577 g
Gorduras poli-insaturadas 5,917 g
Fibras 8,6 g
Cálcio 158 mg
Fósforo 215 mg
Magnésio 84 mg
Potássio 112 mg
Ferro 1,93 mg
Zinco 1,15 mg
Vitamina A 14 UI
Vitamina B1 (Tiamina) 0,155 mg
Vitamina B2 (Riboflavina) 0,043 mg
Vitamina B3 (Niacina) 2,208 mg

Conheça os benefícios da Chia

Dá saciedade: Suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores.

Combate inflamação: A gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.

Desintoxica o organismo: A fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes. Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Fonte de minerais: Duas colheres de sopa de sementes de chia contem 18% do DRI para o cálcio, 35% de fósforo, 24% de magnésio e cerca de 50% de manganês. Estes nutrientes ajudam a prevenir a hipertensão e manter um peso saudável, e são importantes para o metabolismo energético e uma parte da síntese de DNA.

Chia - Preço, benefícios, como preparar

Como preparar

A semente de chia é fácil de ser consumida, você pode adiciona-lá em um copo ou garrafa de água e bebê-las. Também pode ser adicionada em cafés, chás e sucos.

Misture as sementes na preparação de massas integrais para tortas, pães e bolos. Você pode utilizar as próprias sementes ou a farinha feita do alimento, encontrada em mercados e lojas de produtos naturais.

A chia também pode ser consumida em forma de gel,  deixe uma colher de sopa da semente de molho em 60 ml de água durante aproximadamente 30 minutos. O ideal é consumir o gel assim que ele estiver formado, não sendo recomendado guardar a mistura para comer depois. Depois que a goma é formada, você pode consumi-la na forma pura sem acompanhamentos (ainda que seja pouco comum) ou usá-la no preparo de mingau, sopas, batida em sucos ou em receitas de bolo e até adicionando à molhos de massas, por exemplo.

A farinha de chia pode ser misturada a frutas, sopas, mingaus e sucos de forma mais prática. Esta versão também pode substituir a farinha de trigo no preparo de receitas de pães e bolos. Outra boa pedida é comprar o grão, liquidificar, acondicionar a farinha em um pote e armazenar em geladeira para depois consumir junto da salada.

Chia – Quanto custa

O Kg de semente de chia custa em média R$ 12,00, a chia em pó custa um pouco mais, em média R$ 14,90 por 100g, ela pode ser encontrada em supermercados e algumas lojas de produtos naturais.

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