Cateterismo – Preço

O Cateterismo Cardíaco também chamado de Cinecoronariografia ou Angiografia Coronária é um exame utilizado para confirmar a presença de obstruções nas artérias coronárias e também avaliar o funcionamento das valvas e do músculo cardíaco.

Indicação

O Cateterismo é indicado para diagnosticar várias condições cardíacas, uma delas é dor excessiva no peito, também é muito indicado para pessoas que sofreram AVC e possuem alguma artéria bloqueada.

Como é realizado o Cateterismo

De início é aplicada uma anestesia, após é feita a introdução do cateter na artéria radial que fica localizada no pulso ou na artéria femural, localizada na virilha, por meio de uma punção com a ajuda de uma agulha. O Cateter é levado até o coração, onde será guiado por dentro do corpo, através de um aparelho de radiografia. Assim que atinge o coração, o tudo injeta o contraste iodado, e assim o interior do órgão é filmado.As imagens registradas são gravadas na forma de filmes e fotos em um disco, permitindo uma melhor avaliação pelos cardiologistas. Por fim, o cateter é removido e uma compressa manual é feita no local da incisão. Assim que o sangramento é controlado, a região é fechada com um curativo.

Cateterismo - Quanto custa

Antes do Cateterismo

O paciente deverá estar de jejum absoluto durante 4h que antecedem o procedimento, é importante antes do exame uma boa conversa com seu cardiologista, onde ele explicará como funciona toda o procedimento, se você já tiver apresentado algum tipo de alergia ao ter realizado previamente um exame que utilizou contraste, é importante que o médico seja avisado.

Após o Cateterismo

Após terminar o procedimento é realizado um curativo compressivo local. O repouso após o cateterismo será realizado na unidade de recuperação, onde o paciente terá suas frequências cardíaca e respiratória e pressão arterial checadas constantemente por, pelo menos, 2 horas. O tempo mínimo de repouso absoluto será de 4 a 6 horas. A cabeceira do leito não poderá ser erguida a mais que 30º. A administração de soro e líquidos por via oral, após o exame, será realizada para facilitar a retirada do contraste do organismo.

Riscos

Por se tratar de um procedimento invasivo o cateterismo pode apresentar alguns riscos, como infarto, AVC e sangramento no local de punção. O paciente também pode apresentar alguma alergia ao contraste,  entretanto, todas essas complicações são raras e a intervenção será realizada por uma equipe médica preparada para atender qualquer tipo de complicação.

Quanto custa um Cateterismo

O Cateterismo custa entre R$ 3.000,00 e R$ 8.000,00, podendo variar de acordo com a região e médicos. É importante salientar que o SUS  oferece o serviço gratuitamente em hospitais públicos.

Cateterismo – Preço
(Avaliação: 3.2 - 10 votos)

Comentários