Broncoscopia – Preço, como é feito, indicações

Broncoscopia é um exame óptico dos brônquios por meio de broncoscópio. Nesse exame é introduzido no nariz um tubo que chegará até a árvore brônquica, possuindo em sua extremidade uma câmera capaz de visualizar o interior da traqueia e dos brônquios, esse dispositivo também é bastante utilizado para retirar amostras de tecidos para biópsias e até mesmo secreções.

Broncoscopia- Preço

Quando é indicado

A broncoscopia é bastante indicada em casos de:

  • Rouquidão permanente
  • Tireóide
  • Escarros com sangue
  • Também é indicada para diagnosticar câncer no pulmão dentre outras doenças

Como é realizado

O paciente deve fazer um jejum de quatro a seis horas antes de uma broncoscopia. Em geral, não é necessário suspender os medicamentos que a pessoa está usando. Normalmente, o paciente que vai ser submetido à broncoscopia recebe algum sedativo e uma anestesia tópica por spray na base da língua e na orofaringe para minimizar o incômodo da passagem do endoscópio e abolir os reflexos próprios dessa região (vômitos, tosse, contrações, diminuição da frequência cardíaca). O exame não apresenta contraindicações e pode ser realizado mesmo em crianças pequenas. É um procedimento indolor e rápido (dura cerca de 20 a 30 minutos) e pode ser realizado no regime de hospital-dia, com o paciente sendo liberado para casa no mesmo dia.

É preciso ter algum cuidado após o exame

Após o exame o paciente deverá ter alguns cuidados sim, que são basicamente repousar, evitar fazer exercícios físicos nesse dia,  evitar dirigir algum veículo, a fim de evitar acidentes de trânsito causados por quaisquer sensações estranhas ao cotidiano, motivadas tanto pela ansiedade em relação ao exame como pelas medicações ministradas.
Como a broncoscopia ambulatorial é um exame geralmente feito para diagnóstico e não para tratamento, é evidente que sintomas previamente existentes deverão continuar presentes após o exame, por exemplo em casos de tosse, rouquidão, falta de ar etc.

Riscos

Mesmo que seja um percentual pequeno, o exame pode oferecer riscos, sendo eles tosse, a anestesia da orofaringe pode provocar algum incômodo transitório. O risco maior, quando é retirado algum fragmento para exame, é a perfuração da árvore brônquica, com extravasamento de ar para fora dos pulmões, gerando um quadro clínico chamado de pneumotórax, o qual exige providências médicas posteriores.

Broncoscopia- Preço

Broncoscopia – R$ 248,75

Broncoscopia + Biópsia – R$ 285,00

Lembramos que os valores podem sofrer alterações de acordo com cada hospital, clínica e região.

Comentários